SMETA 4 Pillars Versao 6 – Sedex Member

O que é Sedex Smeta?

SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex) é a auditoria social mais usada no mundo SMETA é a metodologia de auditoria social da Sedex, permitindo que as empresas avaliem seus locais e fornecedores.

O que é SMETA?

A SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) é uma compilação de melhores práticas em auditorias de responsabilidade social elaborada pelo Associate Auditor Group (AAG) da Sedex. Não se trata de uma norma ou processo de certificação separado, mas sim de um conjunto de protocolos para auditorias de alta qualidade a utilizar em conjunto com práticas de auditorias de responsabilidade social definidas. A SMETA foi concebida para minimizar duplicação de esforços e fornecer aos membros do AAG um formato de auditorias que pudessem partilhar facilmente. Os relatórios SMETA são publicados pelos membros do Associate Auditor Group no sistema SEDEX, garantindo a transparência e uma partilha de informações eficiente.

Porque a Hawaii escolheu fazer a creditação do SMETA ?

  • Conseguir maior visibilidade na sua cadeia de abastecimento
  • Melhorar continuamente as relações com os seus fornecedores
  • Receber uma verificação independente da sua conformidade ética
  • Eliminar a necessidade de certificações múltiplas – o SEDEX é reconhecido internacionalmente
  • Reforçar a posição da sua marca em termos de conformidade ética

Introdução

As notícias sobre exploração infantil, exploração no trabalho, condições de trabalho perigosas, salários injustos ou excesso de horas trabalhadas tornaram as organizações comerciais mais conscientes sobre a necessidade de conhecer melhor a sua cadeia de abastecimento e quais as condições enfrentadas pelos trabalhadores que a integram. A este assunto soma-se o possível impacto ambiental dos centros de produção e a forma como as empresas fazem negócios (idealmente de forma ética e sem subornos nem corrupção), bem como a necessidade de garantir que qualquer acordo comercial é celebrado em conformidade com as boas práticas éticas. Por isso, muitas organizações, incluindo grossistas, retalhistas e distribuidores de produtos, pedem aos seus sócios e fornecedores que forneçam detalhes sobre as suas práticas ética no que diz respeito ao trabalho e à produção.

Este Guia oferece-lhe uma introdução geral às Auditorias SMETA, que demonstram práticas laborais éticas aos seus clientes.

Sobre a Sedex e a SMETA

Com o objetivo de ajudar os fabricantes e distribuidores a demonstrar o seu compromisso com o desenvolvimento de relações comerciais éticas, criou-se o organismo sistema Sedex e a Associação Industrial para apoiar as empresas a oferecer auditorias éticas em conformidade com o protocolo de auditoria SMETA.

A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001 por um grupo de distribuidores do Reino Unido, com o objetivo de instaurar, de forma comum, processos de auditoria social e ajudar na melhoria contínua das cadeias de fornecimento.

As Auditorias SMETA baseiam-se em 2 ou 4 pilares:

2 Pilares - Normas laborais e Saúde e Segurança (com elementos adicionais de direito ao trabalho, subcontratação e trabalho a partir de casa, meio ambiente (de forma abreviada). Esta auditoria foi desenvolvida com base no Guia das Melhores Práticas da SMETA (BPG) e em conformidade com a Iniciativa de Comércio Ético (ETI), um código básico que dita: o O emprego é escolhido livremente o Respeito pela liberdade de associação e pelo direito à negociação coletiva o Condições laborais seguras e higiénicas o Não utilização de trabalho infantil o Deve pagar-se um salário digno o Sem horas extraordinárias o Não à discriminação o Deve proporcionar-se um trabalho regular o O trabalho desumano ou severo não será permitido Estes 9 pontos foram desenvolvidos pelas convenções das Organizações Internacionais do Trabalho, que constituem a base do direito do trabalho em muitos países a nível mundial.

4 Pilares - Normas laborais e Saúde e Segurança (com elementos adicionais de direito ao trabalho, subcontratação e trabalho a partir de casa) + meio ambiente (alargado) e Gestão Empresarial. Tendo em consideração a auditoria de 2 pilares, a dos 4 pilares expande o alcance da revisão que inclui requisitos ambientais e uma secção de práticas comerciais. É importante salientar que nem todos os fornecedores exigem a auditoria de 4 pilares, sendo a de 2 pilares a mais adequada para eles. Notas: O BPG da SMETA é revisto anualmente para que se reflita no estado atual das auditorias sociais. A auditoria só pode ser considerada como Auditoria SMETA se tiver aderido ao Guia das Melhores Práticas da SMETA e ao código base da ETI.

Certificado Fama Disney

Disney FAMA – Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions

A Hawaii Gráfica e o Certificado Fama Disney

Disney Fama é utilizada para a fabricação de todos os produtos, componentes e materiais que tenham qualquer propriedade intelectual – nomes, logos, marcas e personagens de propriedade ou controlados pelo The Walt Disney Company e seus filiados.

O Programa Mundial ILS (International Labor Standards) se aplica a fabricação de todos os produtos, componentes e materiais contendo qualquer propriedade intelectual (nomes, logos, marcas e personagens) de propriedade ou controlada pelo The Walt Disney Company e seus filiados.

Para obtenção do certificado FAMA (Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions), a empresa certificada deve atender ao Código de Conduta Disney baseado nas convenções da Organização Mundial do Trabalho (ILO) e demonstrar a ausência de violações nos itens abaixo:

  • Mão-de-Obra Infantil
  • Mão-de-Obra Involuntária
  • Coerção e assédio
  • Discriminação
  • Associação
  • Saúde e Segurança
  • Remuneração
  • Proteção do Meio Ambiente
  • Leis e Normas Regulamentadora
  • Fiscalização e Cumprimento da Lei

E agora com a conquista do certificado FAMA posiciona a Hawaii Gráfica e um hall onde as poucas gráficas estão qualificadas a atender quaisquer produtos gráficos licenciados pela Disney, incluindo embalagens, artigos promocionais, publicações, materiais impressos e materiais de exibição e PDV.

FAMA Disney

A HAWAII GRÁFICA ADQUIRIU A CERTIFICAÇÃO FSC- FSC STD 40-004

V3-0 PARA O ÂMBITO DE FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS GRÁFICOS1 E USO DO SELO FSC®
(FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® OU CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL).

O que é o Selo FSC?

A sigla FSC representa o Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council). Ele é uma organização independente, sem fins lucrativos, não governamental, criada na década de 1990 para contribuir para a promoção do manejo das florestas ao redor do mundo. A preocupação com o desmatamento global foi uma das principais causas de sua criação.

Ele é um fórum pioneiro que tem representantes de mais de 83 países e em todos os continentes que discutem as melhores técnicas para proteger o meio ambiente. Além disso, as suas resoluções buscam encontrar o equilíbrio entre as questões naturais e o crescimento economicamente viável, identificando técnicas que promovem a mudança benéfica e duradoura nas florestas e nas populações que nela habitam.

O Selo FSC é uma forma de demonstrar quais produtos e empresas respeitam esses critérios e ajudam no controle de produção florestal. Em outras palavras, ele oferece uma ligação confiável entre os consumidores e as mercadorias que se originam nas florestas, criando um ambiente sustentável e que protege os recursos naturais.

Socialmente justo


As atividades florestais devem respeitar todas as exigências legislativas, pagar os tributos e garantir os direitos trabalhistas de seus operadores. Não se esqueça também de que a segurança do trabalho é outro ponto que precisa ser respeitado.

Ecologicamente correto


Uso de práticas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o menor impacto possível. Com isso, é possível garantir a renovação de seus elementos e a permanência da biodiversidade. Por exemplo, a indústria moveleira precisa das árvores para existir. Pois, então, as empresas que atuam nessa área devem utilizar técnicas que respeitem a floresta e mantenham a produção em um ritmo sustentável e que traga lucros.

Economicamente viável


As estratégias de manejo da floresta aumentam a sua produtividade e promovem a durabilidade dos investimentos. Desse modo, as atividades ilegais não apresentam os mesmos resultados econômicos e produtivos. Ademais, o Selo FSC agrega muito valor ao produto, já que comprova o uso de práticas sustentáveis.

Quais benefícios ele pode gerar para o seu negócio?

Essa certificação oferece várias vantagens aos empreendimentos. A credibilidade junto aos consumidores é a primeira reação que você pode sentir. Os clientes se sentem mais confiantes e respeitam a sua marca quando reconhecem que você trabalha apenas com produtos certificados.

O pensamento ecológico é responsabilidade de todos nós, portanto, cada pessoa deve fazer a sua parte para passá-lo adiante. Além disso, certos projetos só trabalham com esse produto. Como consequência disso, você consegue acessar novos mercados e aumentar a sua cartela de clientes.

A redução do desmatamento e a proteção das florestas parecem vantagens óbvias, mas elas são importantes para o clima mundial e o futuro das próximas gerações. O consumo racionalizado é uma tendência e você precisa acompanhá-la para não perder espaço no mercado.

Lembre-se também de que produtos que têm o Selo FSC ajudam na preservação dos habitats da fauna silvestre e também protegem os recursos hídricos, tão importantes para a geração de energia em nosso país.

Outra questão muito importante está relacionada ao respeito às leis e aos direitos dos trabalhadores. Mercadorias que recebem o Selo FSC são produzidas de acordo com as exigências internacionais para o bem-estar econômico e social dos colaboradores de uma empresa.

Existem, de fato, várias questões que um arquiteto precisa considerar antes de colocar em prática as suas soluções. Trabalhar com produtos que respeitam a natureza é fundamento inicial para o sucesso de qualquer profissional.

Quem não respeita essas práticas atrapalha o consumo sustentável e não consegue competir no mercado. Desse modo, fique atento para trabalhar apenas com mercadorias com o Selo FSC. É possível melhorar a qualidade dos seus projetos sem que a natureza seja colocada em risco.

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