A sigla FSC® representa o Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). Ele é uma organização independente, sem fins lucrativos, não governamental, criada na década de 1990 para contribuir para a promoção do manejo das florestas ao redor do mundo. A preocupação com o desmatamento global foi uma das principais causas de sua criação.
Ele é um fórum pioneiro que tem representantes de mais de 83 países e em todos os continentes que discutem as melhores técnicas para proteger o meio ambiente. Além disso, as suas resoluções buscam encontrar o equilíbrio entre as questões naturais e o crescimento economicamente viável, identificando técnicas que promovem a mudança benéfica e duradoura nas florestas e nas populações que nela habitam.
O Selo FSC® é uma forma de demonstrar quais produtos e empresas respeitam esses critérios e ajudam no controle de produção florestal. Em outras palavras, ele oferece uma ligação confiável entre os consumidores e as mercadorias que se originam nas florestas, criando um ambiente sustentável e que protege os recursos naturais.
As atividades florestais devem respeitar todas as exigências legislativas, pagar os tributos e garantir os direitos trabalhistas de seus operadores. Não se esqueça também de que a segurança do trabalho é outro ponto que precisa ser respeitado.
Uso de práticas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o menor impacto possível. Com isso, é possível garantir a renovação de seus elementos e a permanência da biodiversidade. Por exemplo, a indústria moveleira precisa das árvores para existir. Pois, então, as empresas que atuam nessa área devem utilizar técnicas que respeitem a floresta e mantenham a produção em um ritmo sustentável e que traga lucros.
As estratégias de manejo da floresta aumentam a sua produtividade e promovem a durabilidade dos investimentos. Desse modo, as atividades ilegais não apresentam os mesmos resultados econômicos e produtivos. Ademais, o Selo FSC® agrega muito valor ao produto, já que comprova o uso de práticas sustentáveis.
Essa certificação oferece várias vantagens aos empreendimentos. A credibilidade junto aos consumidores é a primeira reação que você pode sentir. Os clientes se sentem mais confiantes e respeitam a sua marca quando reconhecem que você trabalha apenas com produtos certificados.
O pensamento ecológico é responsabilidade de todos nós, portanto, cada pessoa deve fazer a sua parte para passá-lo adiante. Além disso, certos projetos só trabalham com esse produto. Como consequência disso, você consegue acessar novos mercados e aumentar a sua cartela de clientes.
A redução do desmatamento e a proteção das florestas parecem vantagens óbvias, mas elas são importantes para o clima mundial e o futuro das próximas gerações. O consumo racionalizado é uma tendência e você precisa acompanhá-la para não perder espaço no mercado.
Lembre-se também de que produtos que têm o Selo FSC® ajudam na preservação dos habitats da fauna silvestre e também protegem os recursos hídricos, tão importantes para a geração de energia em nosso país.
Outra questão muito importante está relacionada ao respeito às leis e aos direitos dos trabalhadores. Mercadorias que recebem o Selo FSC® são produzidas de acordo com as exigências internacionais para o bem-estar econômico e social dos colaboradores de uma empresa.
Existem, de fato, várias questões que um arquiteto precisa considerar antes de colocar em prática as suas soluções. Trabalhar com produtos que respeitam a natureza é fundamento inicial para o sucesso de qualquer profissional.
Quem não respeita essas práticas atrapalha o consumo sustentável e não consegue competir no mercado. Desse modo, fique atento para trabalhar apenas com mercadorias com o Selo FSC® . É possível melhorar a qualidade dos seus projetos sem que a natureza seja colocada em risco.
A missão do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.
A organização tem estrutura de governança própria, formada por um Conselho Diretor deliberativo. Todas as ações do FSC® Brasil são deliberadas entre os membros das câmaras social, ambiental e econômica, através de reuniões do Conselho Diretor, grupos de trabalho e consultas públicas.